Breve historial do Consultório Buco-dentário Antonino Veiga

A clínica Buco-dentário Antonino Veiga abriu as portas ao público, em Junho de 1997, no Plateau, cidade da Praia, Cabo Verde.

No ano 2000, gizou e materializou um plano de investimento até então, jamais realizado numa clínica em Cabo Verde, tendo apostado nas novas tecnologias, informatização de toda a clínica, eliminação de papéis, bem como a implementação da radiologia digital, câmara intra-oral e vários outros equipamentos de ponta.

Recursos Humanos e serviços especializados

No que concerne aos recursos humanos, o Consultório apostou-se numa equipa de trabalho coesa, competente e muito dedicada, para dar resposta de excelência à demanda do público, cada vez crescente. Em Janeiro de 2004, o Buco-dentário Antonino Veiga, iniciou um processo de formação especializada, pois, optou, estrategicamente por oferecer um serviço especializado aos seus pacientes. Este processo só foi concluído em Agosto de 2008, tendo abarcado as seguintes áreas de especialização:

  • Ortodontia (correcção de mal posicionamento dentário com aparelho);
  • Implante dentário e reabilitação estética.

Inovação/Modernização

Ainda em 2004, a clínica introduziu no país, o primeiro Ortopantomógrafo, para ortopantomografia e teleradiografia. A equipa técnica foi reforçada capacitada de forma contínua, para implementar e acompanhar as inovações resultantes dos cursos de pós-graduação que vinha sendo realizados. Em 2008, o país conheceu o primeiro médico dentista nacional especializado em Implante dentário, Dr. Antonino Veiga. Este facto constitui um marco indelével no sector da saúde oral em Cabo Verde.



Dr. Antonino Veiga

 

Para os anais da história, 2010, foi o ano em que se abriu, em Palmarejo Baixo, Cidade da Praia, o primeiro Centro Especializado em Implante Dentário em Cabo Verde. Trata-se de uma clinica moderna, ampla, situada no rés-do-chão, de fácil acesso mesmo para cadeirantes, composto por um centro cirúrgico de “primeiríssimo mundo”, liderado pelo seu mentor, Dr. Antonino Veiga. Este Centro Especializado dispõe ainda dos seguintes compartimentos:

  • uma sala de Reabilitação com aproximadamente 30 m2;
  • uma sala de esterilização;
  • Um Bloco Cirúrgico, com aproximadamente 30 m2;
  • um departamento de imagiologia; e
  • outro de apoio à prótese dentária.

Actualmente, a clínica dispõe de uma equipa de especialistas em diferentes áreas de medicina dentária, afirmando-se como líder no sector onde actua, graças à formação e capacitação técnica e linguística e aos investimentos em equipamentos e tecnologias. A clínica consegue atender os seus pacientes em 5 idiomas: língua cabo-verdiana, português, espanhol, inglês e francês, o que remove barreiras comunicacionais, tornando-a cada vez mais uma Clínica do mundo para mundo.

Responsabilidade Social/solidariedade Social

A vertente social tem merecido a atenção da Clínica Buco-Dentário, quer no que se refere à responsabilidade Social quer no que se refere à solidariedade Social. Vários tem sido os apoios e cuidados dispensados às instituições, abrangendo hospital, Centro de Saúde, escolas, famílias mais desfavorecidas e ONGs.

O Hospital Regional Santa Rita Vieira em Santa Catarina e o Centro de Saúde de Ponta d’Água, são alguns exemplos de instituições de Saúde beneficiárias de acção de responsabilidade social da Clínica Buco-Dentário. O primeiro foi contemplado com um aparelho de radiografia panorâmica e o segundo recebeu um equipamento Odontológico (cadeira para tratamentos de estomatologia).

Para dar corpo às acções de solidariedade social que vinha desenvolvendo desde muito cedo, a Clínica Buco-Dentário abriu, em 2013, a primeira clínica social do País, denominada Clinica do Povo, para facilitar o acesso aos cuidados de saúde oral com custo controlado, aos que menos recursos dispõem. A clínica do povo atende diariamente uma média de 10 pacientes, provenientes das diversas áreas geográficas do país e não só. Além disso, realiza palestras, faz avaliação nas escolas, estabelece e executa acordos de atendimentos aos pacientes de instituições de caris social, sobretudo as que lidam com crianças e adolescentes originárias de famílias carenciadas.

Na vertente formativa, a Buco-Dentario tem dado oportunidade de estágios a muitos licenciados em medicina dentária, tornando-a num centro de passagem obrigatória para o alcance de sucesso nessa área. Entre os recém-chegados é voz corrente ouvir estas expressões: “ quem passa pela Buco-Dentario será bem-sucedido”. A procura para esse fim tem sido grande e vem aumentando a cada dia. Infelizmente temos alguma limitação em termos de capacidade para responder a todas as demandas dos recém-formados nesta área.

Os cursos de actualização periódica em primeiros socorros, suporte básico de vida, atendimento ao público e de gestão de conflitos, tem sido apostas também da Clínica Buco-dentário, tudo enquadrado na estratégia de melhor atendimento aos pacientes e todos aqueles que procuram e visitam as nossas instalações.

As nossas instalações têm um plano de manutenção permanente, é dessa forma que mantemos as clínicas sempre num excelente estado de conservação.

Please publish modules in offcanvas position.